quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fotografia: da analógica à digital

Inicialmente a discussão era se a fotografia extinguiria com a pintura, o que não aconteceu. Com a popularização das câmeras digitais, a discussão se reacende,  agora...  

"[ . . . ] envolvendo as duas formas distintas de captação de imagens, a fotografia analógica e a fotografia digital." (OLIVEIRA, 2006). 

Independente da forma de captura da fotografia ou do formato/tipo da imagem, o que não se pode negar é a importância das imagens para a comunicação, para a difusão do conhecimento, resgate e preservação da memória de um local, cultura, e do desenvolvolvimento da sociedade como um todo, retratando a memória coletiva através da linguagem visual.

Para Albertão (2005, apud CÔRTES, 2008), um sistema de informação

"[ . . . ] é um sistema de elementos ou componentes inter-relacionados, numa ordem específica que coletam (entrada), manipulam (processamento), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback (retroalimentação). Essas informações são então utilizadas pelos usuários para a tomada de decisões."

Para este este ciclo fazer sentido, funcionar, é necessário o trabalho de um profissional da informação para possibilitar a recuperação de toda a informação acumulada.

Fontes:
CÔRTES, P. L. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2008.
OLIVEIRA, E. M. . Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Portugal, 2006. Disponível em: <http://www.bocc.uff.br/pag/oliveira-erivam-fotografia-analogica-fotografia-digital.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2011.