sexta-feira, 15 de julho de 2011

A informação na mídia digital


São muitas as opções de mídias, de maneiras de armazenar, do tipo de arquivo a ser armazenado, e a consequência lógica são muitas maneiras de buscar o que queremos e precisamos. É necessário estar "educado" para isto, aprender a se comunicar desta forma.

A educação para a comunicação também vislumbra uma natureza virtual e visual da cultura contemporânea. Nesse sentido, os educadores precisam se apropriar de metodologias que desenvolvam no público discente a crítica relacional num universo audiovisual e virtual.(Fofonca, s. d.)
Acredito que assim como indica Jenkins (2008), a verdade está no meio termo. Considero que seja possível facilitar a busca da informação através das mídias, novas e outras nem tanto, mas que elas não serão responsáveis por toda a comunicação. As pessoas, o que as pessoas pensam, a comunicação "olho no olho" ainda é o que fará diferença. Se em outros tempos ter um atendimento personalizado remetia a ser atendido pelo responsável pelo estabelecimento, acredito que hoje um bom atendimento ao usuário deve passar também por estar disponível em um ambiente físico, com toda a estrutura necessária. Quando isso não for possível, ou para acelerara um processo, pode-se fazer da mídia que melhor convier, mas nada de radicalismos nem com isso, nem com aquilo.


Fonte:
FOFONCA, Eduardo. Os blogs e mídia digital na educação. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/fofonca-eduardo-os-blogs-e-midia-digital-na-educacao.pdf>. Acesso em: 15 jul 2011.

JENKINS, Henry. Introdução: "venere no altar da convergência". In: Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.