terça-feira, 12 de julho de 2011

Redes sociais e comunidades virtuais

 Redes sociais e comunidades virtuais são alternativas de relacionamento que não param de se expandir. As redes sociais podem estar relacionadas a algum interesse específico, como é o caso de O Livreiro, que reúne aqueles que gostam de ler; interesse profissional, como o Linkedin; filmes, como o Filmow, ou redes de relacionamentos, como os populares Orkut e Facebook. 

Redes sociais online são grupos de atores que se constituem através da interação mediada pelo computador. Essas interações são capazes de estabelecer novas formas sociais de grupos e comunidades. Através da discussão de diversos conceitos de comunidade e comunidade virtual, propõe-se o estudo das comunidades virtuais como uma forma de rede social. (RECUERO, 2008)
Através destas redes, mantemos contatos com pessoas que não fazem mais parte de nosso cotidiano, discutimos assuntos em comum e nos mantemos atualizados sobre o assunto em questão.
“As comunidades virtuais estariam funcionando, portanto, como verdadeiros filtros humanos inteligentes.” (COSTA, p. 245, 2005).
No caso de uma unidade de informação como uma biblioteca, por exemplo, temos o caso da Biblioteca da FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS). A Biblioteca se utiliza da rede social Facebook para se aproximar do usuário, com o intuito de levá-lo para dentro da Biblioteca. Faz bom uso também para divulgar seu acervo, postando as novas aquisições realizadas pela mesma. Com este mesmo intuito utiliza ainda o microblog Twitter.
Muitas pessoas estão conectadas, não em uma, mas em muitas redes. É desaconselhável uma empresa hoje não participar também, em busca do seu cliente; da mesma forma devem agir as unidades de informação, fazendo parte do "universo" daqueles com quem quer se relacionar e servir.

Fontes:
COSTA, Rogério da. Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 9, n. 17, p. 235-248, mar./ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a03.pdf>. Acesso em: 11 jul 2011.
RECUERO, Raquel. Comunidades em redes sociais na Internet: um estudo de caso dos fotologs brasileiros. Liinc em Revista, v.4, n.1, março 2008, Rio de Janeiro, p.63-83. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/254/145>. Acesso em: 11 jul 2011.